A chuva que caiu em Manaus, nesta quarta-feira (14/08), melhorou a qualidade do ar após a cidade ficar encoberta por fumaça das queimadas por quatro dias consecutivos.
Na manhã de hoje, o aplicativo de vigilância ambiental, ‘Selva’, mostrou que o ar está em nível “bom” ao atingirem até 12 µg/m3 (micrómetro por metro cúbico de AR), principalmente nos bairros da Cidade Nova, Parque 10 e Tarumã.
Já os bairros que apresentaram qualidade pouco saudável, na última semana, como o Morro da liberdade atingiu 20 µg/m3, nesta quinta-feira (15/08). O ar para ser classificado como saudável precisa medir entre 0 e 25 μm/m³.
Leia mais
Fumaça de queimadas na Amazônia é registrada por Satélite da NASA
“A questão da fumaça é transfronteiriça”, afirma secretário municipal do Meio Ambiente
Queimadas
O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (14/08), medidas para reforçar o trabalho no combate às queimadas no Sul do Amazonas. Entre as ações apresentadas está o aumento no valor das diárias para as equipes que estão em campo, o envio de mais 200 homens do Corpo de Bombeiros e a contratação imediata de 85 brigadistas pelo Governo do Estado.
“Com o incremento de mais 200 alunos soldados e mais 85 brigadistas de imediato, vamos chegar a pelo menos 650 homens [em campo]. A nossa ideia é fazer com que no período mais complicado da estiagem, nós tenhamos mais ou menos mil homens atuando nesses municípios que representam situações mais complicadas do ponto de vista das queimadas”, afirmou o governador Wilson Lima.