No domingo (11/08), dois homens faccionados, identificados como Francisco Átila da Silva e Carlos Antônio da Silva Oliveira tentaram fugir da Unidade Prisional Itaitinga 3, que fica na cidade de Itaitinga, no Ceará, disfarçados de mulher enquanto acontecia a visitação de familiares aos detentos.
Conforme as informações, Francisco e Carlos Antônio pertencem a facções criminosas e foram interceptados pela polícia penal quando tentavam deixar a unidade prisional.
Os homens foram encontrados com vestidos, cabelos falsos e prótese de seios para tentar driblar os seguranças da unidade prisional. o plano dos criminosos envolvia a “camuflagem” diante da saída de outros visitantes.
Leia mais:
Detentos fazem rebelião e incendeiam presídio, em Franco da Rocha, na Grande SP
Dois detentos são transferidos de Itapiranga para unidade prisional de Itacoatiara
Porém, após os policiais perceberem a ação, identificaram os presos faccionados e os levaram novamente às suas celas. A legislação brasileira prevê como crime a ajuda ou facilitação de presos.
A norma é regida pelo artigo 351 do Código Penal, que consiste no ato de promover ou facilitar a fuga de pessoa presa, ou internada, em razão de medida de segurança. Quem comete esse crime pode pegar de 6 meses a 2 anos de reclusão.