Na tarde desta segunda-feira (12/08), um dos pneus do avião Boeing 737 da Modern Logistics, prefixo PP-YBB, estourou no momento da decolagem, por volta das 12h31 e a aeronave ficou sobrevoando durante duas horas para queimar o combustível e retornar ao aeroporto de Viracopos.
Conforme as informações, o piloto declarou emergência e o pouso foi realizado às 15h31, após o pneu do avião estourar durante a aterrissagem e o trem de pouso ser danificado.
A pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, foi fechada para avaliação das equipes de apoio em terra. A aeronave ainda não foi retirada do local e provoca filas nos guichês, atrasos e já cancelou ao menos 87 voos entre pousos e decolagens até 16h45. Não há previsão de quando o serviço será normalizado.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que todos os procedimentos de segurança foram acionados. Equipes de bombeiros e ambulâncias já estavam posicionadas para acompanhar o pouso do cargueiro.
O Boeing cargueiro, antes de efetuar o pouso de emergência, sobrevoou a área em círculos por cerca de uma hora e ao tocar o solo, um dos pneus estourou, deixando a aeronave imobilizada na pista.
Leia mais:
Queda de avião em Vinhedo (SP): 17 corpos são identificados; aeronave passou 4 meses em manutenção
VoePass adia retirada de pertences de vítimas a pedido do Instituto de Criminalística
“A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista”, diz trecho do comunicado.
Este é o segundo caso envolvendo aeronaves em menos de 4 dias. Na sexta-feira (9/08) um avião da VoePass caiu em Vinhedo, totalizando 62 vítimas fatais.