Após a tragédia aérea em Vinhedo (SP), parentes das vítimas estão alertando sobre o surgimento de falsos perfis e campanhas de arrecadação nas redes sociais. Menos de dois dias após o acidente com o avião da Voepass, ocorrido na sexta-feira (9/8), pelo menos quatro perfis falsos foram criados no Instagram utilizando o nome de Laiana Vasatta, advogada paranaense que estava a bordo e era defensora dos direitos de clientes de companhias aéreas. O desastre deixou 62 mortos e nenhum sobrevivente.
Entre os perfis criados, um deles, registrado em agosto, solicita doações para a família de Laiana e até promove o “jogo do tigrinho”, um site de apostas online. A conta original da advogada foi criada em 2012 e conta com mais de 10 mil seguidores.
Além de Laiana, outras vítimas também estão sendo alvo de perfis falsos. Supostos golpistas estão usando nomes e fotos dos passageiros e tripulantes que morreram no acidente, fazendo passar os perfis como homenagens ou como se fossem administrados por familiares.
Leia mais:
VÍDEO: Avião faz pouso de emergência na areia de praia em SC
Queda de avião em Vinhedo (SP): Companhia confirma mais uma morte, e total vai a 62
O comandante da aeronave, Danilo Santos Romano, já tem seis perfis falsos na rede social. Sua companheira, Thalita Machado, pediu que as pessoas denunciem as contas: “Lamentável o ser humano querer se aproveitar da dor alheia”, desabafou.
A Polícia Civil de São Paulo informou, em nota, que não registrou ocorrências relacionadas a esses golpes, mas ressaltou estar “à disposição das vítimas para comunicação oficial de qualquer delito desta natureza para que os fatos sejam devidamente investigados”.
*Com informações R7