Na manhã de hoje, em conversa com jornalistas, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga comentou sobre os números da vacinação infantil contra Covid: ele afirmou que apenas 15% das crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas até o momento com ao menos uma dose dos imunizantes disponíveis.
Veja mais:
Técnicos em saúde vão intensificar vacinação no interior do Amazonas
Gilmar Mendes aceita pedido de investigação contra ministro da Saúde
Segundo Queiroga, “o ministério tem trabalhado fortemente para levar vacinas para o povo brasileiro”. Ele também afirmou que “vacinar uma criança não é igual vacinar um adulto. Às vezes você tem que convencer as crianças a se vacinarem, não dá pra pegar uma criança à força, ir lá e aplicar uma vacina com a criança berrando. Essas questões dos pais terem receio é uma questão que tem que ver com os pais”.
O ministro também cobrou mais ação de estados e municípios para intensificar a vacinação: “O ritmo heterogêneo [da vacinação] mostra que é necessário haver o empenho de estados e municípios”, e citou o caso de São Paulo, que já vacinou 50% da sua população infantil.
Queiroga também demonstrou irritação com jornalistas em dado momento, chegando a chamar de “nhenhenhém” as perguntas dos profissionais sobre atraso na vacinação. O ministro foi convocado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado para explicar o atraso na vacinação infantil e a respeito disso, afirmou ontem que tem “preocupação zero” com essa convocação.
Via CNN Brasil e UOL.
Acompanhe nossas redes sociais