O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), pré-candidato à Prefeitura de Manaus, publicou um vídeo, nesta quinta-feira (08/08), informando que a TV Band Amazonas recorreu da decisão judicial que garantiu a presença dele no primeiro debate entre os candidatos ao Executivo municipal, que acontecerá hoje (08/08) às 21h30.
“Eu quero entender quem é que está com medo de debater, porque eu não acredito que a democracia não possa prevalecer em relação aos interesses individuais”, afirmou Barreto em vídeo questionando a postura da emissora.
Barreto concluiu sua mensagem aos seguidores reiterando seu compromisso em se preparar para o debate, esperando que seu direito de participar seja preservado:
“Eu espero que o direito de eu poder participar possa ser preservado”.
A emissora já havia informado à reportagem da Rede Onda Digital que iria recorrer da decisão.
Saiba mais:
- Justiça garante participação de Wilker Barreto no debate da Band; emissora deve recorrer
- Antes de debate, prefeito de Manaus critica propostas de adversários
Sobre a decisão
A participação no debate foi assegurada por meio de uma liminar concedida pelo juiz Roberto Santos Taketomi, da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, na quarta-feira (07/08). A decisão judicial, que impôs uma multa de R$ 25 mil em caso de descumprimento, foi uma resposta à ação movida pelo Diretório Municipal do Partido Mobiliza, alegando que a Band Amazonas havia excluído Barreto e outro pré-candidato, o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU), do debate.
Inicialmente, a emissora havia previsto a participação de seis candidatos, mas, com a desistência de Natália Demes (PSOL), optou por manter apenas cinco concorrentes, ignorando a vaga aberta.
O magistrado justificou sua decisão com base no princípio de igualdade de oportunidades para todos os pré-candidatos, conforme estabelecido pela Lei 9.504/1997. “A exclusão de Wilker Barreto prejudicaria a equidade do processo eleitoral”, afirmou Taketomi em sua decisão.
A TV Band Amazonas, por sua vez, adotou o critério de representatividade no Congresso Nacional para escolher os participantes do debate, incluindo o atual prefeito David Almeida (Avante), os deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL), o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT).