O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou as condições da BR-319 em uma série de postagens em sua conta no Instagram. Durante uma viagem de 14 horas pela rodovia para participar do ‘Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal’, Taveira descreveu a estrada como “100% trafegável”, no atual período, devido à seca dos rios, mas com alguns pontos de atenção.
Em períodos de alta elevação dos rios, devido ao inverno amazônico, a estrada torna-se quase intrafegável.
Durante o trajeto, Taveira observou que a BR-319 tem sido bastante utilizada por carretas pesadas, por conta da seca do rio Madeira. Ele também ressaltou que, apesar da presença de equipes do Governo do Amazonas, especialmente os bombeiros militares que atuam na estrada, não encontrou equipes do Governo Federal em seu percurso.
O secretário ainda fez referência a dois pontos específicos próximos a Humaitá, onde a estrada está sujeita a pressões ambientais. Taveira destacou que nem todos os trechos da BR-319 estão enfrentando problemas, mas que há áreas que necessitam de atenção e investimentos.
Saiba mais:
- “A BR-319 não é o fim do mundo para o meio ambiente”, diz Omar Aziz sobre suspensão de licença para asfaltamento
- “Se a BR-319 não fosse negada por ela, estaríamos livres do isolamento”, dispara Plínio sobre Marina Silva
Desafios climáticos
Em outra postagem, Taveira enfatizou a importância do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal na busca por soluções para mitigar os impactos das crises climáticas.
Segundo ele, encontrar soluções eficazes requer investimentos substanciais, que poucas regiões conseguem implementar a curto prazo.
“Nós, como secretários, estamos lidando com as maiores crises climáticas já registradas em nossa história. Encontrar caminhos para mitigar e se adaptar a essa realidade não é nada fácil e exige um nível de investimento que poucas regiões do mundo são capazes de fazer no curto prazo que temos”, afirmou ele.
“Por isso, a busca por soluções que integrem, além das questões ambientais, soluções para a melhoria da vida das pessoas da nossa região é um fator decisivo para a mudança desse cenário desfavorável”, completou Taveira.
Ver essa foto no Instagram