02 de fevereiro é dia de saudar o mar, a vida! É dia da Rainha do mar, é dia de Iemanjá! É um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.
Veja também:
Prefeitura de Manaus divulga calendário de feriados e pontos facultativos em 2022; confira
Considerada a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. E tem mais, protetora dos lares, das crianças, gestantes, sendo invocada na hora do parto e por todos aqueles que desejam ser felizes no casamento. Mas sobretudo, ela acolhe seus filhos e quem lhe pede sua ajuda.
Neste dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá é feito uma das maiores festas em honra a este orixá, milhares de pessoas se vestem de branco e vãos às depositar suas oferendas.
Em razão da pandemia, este ano o tradicional festejo à Iemanjá que acontece na Bahia, foi cancelado. A praia do Rio Vermelho, local que acontece a cerimônia, foi fechada. A Prefeitura de Salvador reforçou que não haverá presença na Colônia de Pescadores para evitar aglomerações e garantir a segurança e saúde da população.
Apesar do fechamento, desde as primeiras horas desta quarta-feira pessoas foram oferecer flores e pequenos balaios na beira do mar.
Oração de Iemanjá
Óh soberana mãe das águas, venha a mim nesse momento de aflição, com minha fé e devoção ascendo esta vela, (acenda uma vela azul) para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó mãe Iemanjá, assim como controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito, (fazer o pedido). Com seu manto azul perolado, cubra a minha vida de alegrias e todos aqueles que me estão ao redor e aos que pensam ser meus inimigos, esses mãe soberana, mude lhe os pensamentos para que tornem-se dignos e lhes tire o ódio do coração. Ajude a resolver o que me aflige e me acompanhe nesta jornada para que males não me alcancem. Óh soberana mãe Iemanja, desde já lhe agradeço, pois tenho fé que estarás comigo. Omio omiodo ya!