Os vereadores cobram a Prefeitura de Manaus sobre a implementação do Plano de Ação Climática, anunciado em 3 de maio deste ano, mas que até agora não foi encaminhado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para avaliação e aprovação. Os parlamentares Rodrigo Guedes (PP) e Caio André (União Brasil) destacaram a importância do plano e a necessidade de ações concretas para enfrentar os desafios climáticos na cidade.
O vereador Rodrigo Guedes expressou sua frustração em entrevista à Rede Onda Digital. Ele criticou a Prefeitura pela ausência de um planejamento adequado para combater os efeitos das mudanças climáticas, ressaltando a importância da participação pública na elaboração do plano.
“Imprevisível, de alguma forma sim, porque naquele nível de descida do rio e da quantidade de incêndios, lógico que ninguém estava literalmente aguardando que acontecesse isso, porque foi inesperado. Mas esse ano não. A gente já sabe, dá tempo de se planejar, nós já tivemos aí do ano passado para cá um ano.”
“Já teve o anúncio da realização da construção do plano de ação climática por parte da Prefeitura de Manaus, mas não foi feito, não foi elaborado esse plano,” declarou Guedes.
Ele enfatizou que o plano precisa ser debatido e aprovado pela CMM, envolvendo a sociedade e a imprensa, para garantir sua eficácia.
Saiba mais:
- Defesa Civil discute estratégias na reunião de alinhamento do TRE visando as eleições em período de estiagem
- Alfaia contesta fala de Diego Afonso sobre Gigantes da Floresta: “não é para ser lamentado, nem para ser alvo de nota de repúdio”
Durante a sessão plenária desta terça-feira (06/08), o presidente da CMM, vereador Caio André, também fez duras críticas à gestão municipal. Ele apontou o abandono das comunidades ribeirinhas e a falta de ações concretas para desassorear os igarapés, especialmente durante os períodos de estiagem.
“Essa frequência só demonstra o quão abandonados estão as nossas comunidades, principalmente aquelas que estão à beira dos igarapés. Outrora, em outras administrações, nós víamos a Prefeitura desassoreando os igarapés, principalmente no momento de estiagem, coisa que nós estamos vendo, não estamos vendo nessa atual administração,” disse Caio André.
O vereador parabenizou a postura vigilante de seus colegas na CMM, afirmando que é essencial continuar cobrando ações da Prefeitura.
“Mais uma vez, ficando somente naquilo que está sendo prometido e efetivamente as ações não acontecem. Não acontecem e quem sofre são os mais desafortunados, a população que vive nas regiões mais periféricas e principalmente essa população que vive à beira dos igarapés,” concluiu.