Hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma as atividades: nesta manhã haverá uma cerimônia para marcar a abertura do ano judiciário. O evento será remoto por causa da nova onda de Covid, mas deverá contar com discurso do presidente da corte, o ministro Luiz Fux.
Veja mais:
Bolsonaro falta a depoimento e Moraes não aceita pedido de recurso
Ministra do STF dá a secretário 5 dias para explicar nota sobre cloroquina
A retomada das atividades vem justamente no rastro da mais recente crise entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e um dos ministros do STF, Alexandre de Moraes. Na última sexta, Bolsonaro deveria depor à Polícia Federal em inquérito determinado por Moraes, mas faltou. O presidente também avisou que não irá comparecer à cerimônia e alegou conflito de agenda, pois sobrevoará áreas afetadas pelas chuvas no estado de São Paulo.
O STF já definiu suas pautas para o primeiro semestre do ano: vai decidir sobre assuntos como exigência de passaporte vacinal, validade da tese do marco temporal sobre terras indígenas, a proposta de formação de federações partidárias, e combate às fake news na eleição vindoura deste ano. As sessões plenárias estão marcadas para ocorrer às quartas e quintas-feiras.
Via UOL.