Nesta segunda (5/8), Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro na final do solo na ginástica artística, com a nota de 14.166. A norte-americana Simone Biles, a grande adversária, ficou com a segunda posição, com 14.133, após pisar duas vezes fora do tablado.
Jordan Chiles, dos Estados Unidos, completou o pódio. Esse foi o último dia da ginástica artística nos jogos.
Veja o momento em que foi anunciada a medalha de ouro de Rebeca:
Mais cedo, tanto Rebeca quanto Simone ficaram de fora da prova de trave: a norte-americana sofreu uma queda e por causa disso muitos esperavam a medalha para Rebeca, no entanto a brasileira recebeu uma pontuação baixa mesmo sem cometer quase nenhuma falha. O ouro ficou com Alice D’Amato, da Itália.
Leia mais:
Presidente Lula parabeniza Rebeca Andrade: “que orgulho para o esporte brasileiro”
Olimpíadas de Paris 2024: Brasil conquista medalhas em sábado movimentado; veja resultados
Apesar de não ter caído, Rebeca ficou com 13.933 de nota final, o que foi visto por alguns internautas como injustiça. A arbitragem está sendo bastante criticada na internet. “Olimpíada de Paris, você assaltou a mão armada a medalha de Rebeca Andrade”, escreveu um internauta no X (antigo Twitter).
Porém, na prova solo, Rebeca fez uma sequência sólida, com bons saltos, cravando suas aterrisagens e terminando sua participação de forma consistente. Simone foi a sétima a se apresentar na decisão. A norte-americana fez uma ótima apresentação, mas pisou fora em dois momentos diferentes, causando descontos em sua nota.
Esta foi a quarta medalha de Rebeca Andrade nos jogos de Paris. Ela agora se isolou como a maior medalhista olímpica da história do Brasil, independente do gênero: ela tem seis medalhas nas Olimpíadas (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze), conquistadas nos jogos de Tóquio em 2020 e Paris 2024.
Com informações de Metrópoles.