25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Inglaterra enfrenta onda de protestos após mortes de crianças em aula de dança temática de Taylor Swift

Publicado em:

- Anúncio -

A Inglaterra enfrenta uma onda de protestos e caos desde o ataque com faca que vitimou três crianças em Southport, na terça (30/7). Alice Dasilva Aguiar, 9, Elsie Dot Stancombe, 7, e Bebe King, 6, foram mortas esfaqueadas por um agressor que invadiu uma aula de dança infantil, com tema da cantora norte-americana Taylor Swift. Outras oito crianças ficaram feridas, cinco delas em estado grave, além de dois adultos.

Um garoto de 17 anos, identificado como Alex Rudakubana, é apontado como autor dos assassinatos. Ele foi detido e compareceu a um tribunal inglês.

Uma onda de fake news disseminada após a prisão de Alex tem gerado protestos violentos. Segundo informações, grupos de extrema-direita teriam divulgado online que o suspeito dos crimes seria terrorista e estrangeiro. Nas últimas duas noites, protestos violentos têm surgido pelo país, incitando ódio contra imigrantes e muçulmanos.


Leia mais:

Fãs de Taylor Swift arrecadam R$ 900 mil para vítimas de ataque na Inglaterra

Em Portugual, Brasileiro é morto com facada no pescoço após defender mulheres


Ao menos 100 pessoas foram presas durante as manifestações. Extremistas de direita teriam entrado em confronto com as forças policiais, incendiando automóveis e atirando tijolos e outros objetos contra os agentes. 39 policiais teriam ficado feridos desde o início dos confrontos.

Convocações nas mídias sociais e plataformas teriam levado manifestantes a Southport, e estes teriam interferido até nas homenagens às vítimas. Políticos e policiais disseram que a maioria dos manifestantes não era da região e que os confrontos atrapalharam a vigília com presença de milhares de pessoas.

O primeiro-ministro Keir Starmer convocou uma reunião de crise após as manifestações. Ele deverá conversar com chefes de polícia sobre a escalada de violência e possíveis ações de contenção.

As investigações policiais já desmentiram possível relação do ataque com terrorismo. Além disso, a corporação afirmou que Alex Rudakubana nasceu na Grã-Bretanha. O menino era de Cardiff, nos Países de Gales, e se mudou para Inglaterra em 2023, segundo a BBC. Os pais dele são de Ruanda.

O Tribunal da coroa de Liverpool, que julga o caso, suspendeu a ordem de anonimato e por causa disso o nome do suspeito foi divulgado. Alex completará 18 anos nas próximas semanas. Durante a audiência, o jovem cobriu o rosto com um moletom. Ele se recusou a falar e não confirmou seu próprio nome. Em alguns momentos, balançou a cabeça para confirmar algumas informações.

As motivações para o ataque continuam desconhecidas até o momento.

Na quarta (31), a cantora Taylor Swift se pronunciou sobre o crime. Em nota divulgada nas suas redes sociais, ela se disse “em choque” e ofereceu solidariedade às vítimas e seus familiares.

*Com informações do UOL.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -