A advogada, cadeirante e ativista da causa da Pessoa com Deficiência (PcD), Nancy Segadilha (Cidadania), foi escolhida pré-candidata a vice-prefeita da Federação PSDB-Cidadania, que tem o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), como pré-candidato à Prefeitura de Manaus. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30/07), no Clube do Trabalhador do Sesi, zona Leste de Manaus.
Em discurso, Amom declarou que “Nancy representa não apenas uma mulher cadeirante, ela representa a esperança”. Amom também agradeceu o senador Plínio Valério (PSDB) pela indicação de Nancy.
“Por muito tempo as pessoas me perguntaram quem seria a pessoa escolhida para compor essa missão de ajudar a cidade de Manaus, se seria uma pessoa de mandato, se seria uma pessoa do meio político, se seria um indicado, mas nós escolhemos uma pessoa do meio do povo de Manaus, uma pessoa que quer a mudança de verdade”, disse Amom ao anunciar o nome da advogada.
Os dois formam a primeira chapa pura e inclusiva, já que Segadilha é tetraplégica e Amom é autista.
“Eu não nasci com deficiência e foi um buraco na pista que me fez ficar tetraplégica. Hoje, em Manaus, nós não temos nem calçadas e eu sei que as pessoas sofrem com isso. Passei pela maior luta da minha vida que era sobreviver e superei com a força de uma mulher amazônida. Eu sei o que é se sentir excluída por uma sociedade em que não existem políticas públicas e com certeza eu não serei uma vice decorativa. Queremos uma Manaus diferente. E eu o Amom temos os mesmo princípios, valores e lutas. Eu acredito nele e sei que ele vai dar a cara a tapa”, declarou Nancy Segadilha.
O anúncio, planejado de forma irreverente, foi preparado como um chá revelação em que uma fumaça rosa antecipou a revelação do nome de Nancy. Amom fez uma brincadeira para convidar os aliados e chamar a atenção do público em geral, já que as especulações em torno do nome do vice giravam em torno de dois nomes indicados pelo PSDB, um masculino, o ex-deputado Ricardo Nicolau, e o outro feminino, a juíza recém-aposentada Eunice Torres.
No evento foi anunciado os demais candidatos da federação que irão disputar vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Quem é Nancy?
Segadilha ficou tetraplégica aos 21 anos após um acidente de carro em Manaus. É ex-secretária Executiva da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Seped), também é vice Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas OAB Amazonas (CAAAM).
Em 2020, Nancy concorreu à eleição para o cargo de vereadora pelo Pros. Na ocasião, a advogada conquistou 2.200 votos.