O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota oficial na qual parabeniza a Venezuela pelo processo eleitoral realizado no domingo (28/07). O partido descreveu as eleições como uma “jornada pacífica, democrática e soberana”, destacando a legitimidade do processo conduzido pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da República Bolivariana da Venezuela.
A nota do PT reconhece Nicolás Maduro como o “presidente reeleito” da Venezuela, um posicionamento que ainda não foi adotado pelo governo brasileiro.
“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”, escreveu a executiva do partido.
Saiba mais:
- Celso Amorim, assessor do presidente Lula, é citado por Nicolás Maduro em discurso
- Venezuela: pelo menos sete pessoas morrem em protestos contra reeleição de Maduro
O partido também enfatiza a importância de Maduro manter o diálogo com a oposição para enfrentar os desafios que o país enfrenta, que, segundo a nota, são causados por sanções ilegais.
“Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais.”
Na nota, o PT fala, ainda, sobre o compromisso do partido em promover a resolução de problemas na América Latina e no Caribe através do diálogo regional, sem recorrer à violência ou interferência externa. Confira o texto na íntegra: