Liberado! Em reunião realizada nesta quinta-feira (20), os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) votaram a favor do uso da Coronavac em crianças e adolescentes.
Veja também:
Novak Djokovic comprou empresa que desenvolve tratamento contra Covid
Anvisa adia liberação de autotestes para covid no Brasil
Com isso, fica autorizado o uso da vacina contra Covid-19 na faixa etária de 6 a 17 anos de idade no Brasil, com restrição da aplicação em imunossuprimidos (pessoas com baixa imunidade) em crianças e adolescentes desta faixa etária. Para os menores que tenham comorbidades a vacina está liberada.
A decisão foi feita após uma avaliação técnica da diretoria da agência do segundo pedido do Instituto Butantan. A primeira solicitação havia sido negado por falta de documentação. O Butantan buscava a liberação para imunizar crianças a partir de 3 anos, mas a Anvisa optou por esperar até que mais estudos, dados e informações sólidas sejam apresentados sobre as crianças abaixo dos 6 anos.
A formulação e dosagem da vacina para as crianças e adolescentes são as mesmas do imunizante aplicado nos adultos. E as vacinas devem ser aplicadas em duas doses, seguindo o intervalo de 28 dias da primeira pra segunda.
O Instituto conta atualmente, com 15 milhões de doses da vacina Coronavac em estoque para distribuição no Brasil. O início da vacinação deste público com este imunizante depende da decisão do Ministério da Saúde.