As urnas das eleições presidenciais na Venezuela foram fechadas às 19h (horário de Brasília) deste domingo (28/07). A partir desse momento, apenas eleitores que já estavam na fila poderão votar. A contagem dos votos seguirá até a madrugada de segunda-feira (29/07), com o resultado final sendo anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), equivalente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil.
A eleição deste ano é histórica e controversa, pois pode marcar o fim de mais de duas décadas de chavismo no poder. Os venezuelanos compareceram em massa para exercer seu direito ao voto em um pleito que é visto por muitos como crucial para o futuro político do país.
Saiba mais:
- Eleições na Venezuela: Maduro vota e diz que vai respeitar constituição do país
- Venezuela não tem voto secreto e Maduro vai ganhar, diz Bolsonaro
Edmundo González, principal oponente de Nicolás Maduro e crítico do regime chavista, surge como o favorito nas pesquisas eleitorais. A apuração paralela será realizada pelo grupo político de González, baseada nas atas dos votos impressos de cada centro de votação.
A líder da oposição, María Corina Machado, fez um apelo aos eleitores para que fiscalizem a contagem dos votos. Em uma postagem em sua conta no X (antigo Twitter), Machado incentivou os cidadãos a acompanhar de perto a contagem, ressaltando a importância de garantir que cada voto seja corretamente contabilizado.
Son las 6:00 de la tarde, llegó la hora!!
Si no hay gente en cola, hay que cerrar las mesas. Es el momento de que tú puedas ver cómo se cuenta tu voto, papelito por papelito.A todos los testigos: TIENEN DERECHO A LLEVARSE EL ACTA. El acta es la prueba, asegúrate de tenerla y…
— María Corina Machado (@MariaCorinaYA) July 28, 2024
Maduro, por sua vez, votou em Caracas e declarou que reconhece o “árbitro eleitoral”, embora o clima de desconfiança permaneça alto entre os opositores. A eleição de hoje tem o potencial de reverter o cenário político da Venezuela, após mais de uma década sob o governo de Maduro e seu predecessor Hugo Chávez.
*com informações de Metrópoles