O Governo do Amazonas e a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) anunciam que as obras de recuperação da Estrada do Camanaus devem começar até a próxima semana.
A iniciativa será realizada por meio de um convênio entre Estado e Município e teve a ordem de serviço emitida na semana passada.
Nesta quarta-feira (19), o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, e a equipe de Planejamento e Engenharia do órgão receberam o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Moreira, para ajustar os detalhes da primeira fase dos trabalhos. A UGPE é responsável pelo convênio e acompanhamento das obras executadas pelo município.
Leia mais:
Governo libera R$ 200 milhões para reconstrução de estradas do país
Ministros anunciam medidas para auxiliar desabrigados na Bahia
De acordo com Campêlo, o convênio permitirá a recuperação da mais importante estrada do município, localizada entre a BR-307 e o Porto do Camanaus, por onde trafega toda a produção agrícola da cidade. Além disso, a via é um importante elo entre a sede e as comunidades rurais, para transporte de passageiros e de carga, beneficiando assim toda a população de mais de 40 mil pessoas. Também é estratégico para as Forças Armadas brasileiras, que atuam na região de fronteira.
“No ano passado, recebemos a demanda do governador Wilson Lima para essa importante obra, que vai atender a logística do município, tirando-o do isolamento, porque liga a sede ao porto e serve aos trabalhos do Exército naquela área. É uma obra de nove quilômetros de extensão e R$ 13 milhões de investimento, num convênio que está sendo executado por meio da UGPE com o município”, disse Campêlo.
Desenvolvimento
O prefeito Clóvis Moreira destaca que a recuperação da Estrada do Camanaus era uma antiga demanda da Prefeitura.
“Essa estrada é um sonho do nosso povo. É de grande importância para o desenvolvimento de São Gabriel da Cachoeira e dos distritos”, disse o gestor. O último recapeamento da Estrada do Camanaus, conforme Moreira, tem mais de 20 anos. A via recebeu apenas um “tapa-buraco” em 2012.
As obras envolverão 14.412,40 metros lineares de pavimento asfáltico com 7,00 metros de largura, terraplenagem, drenagem superficial e sinalização. A previsão de conclusão das obras é de 240 dias.
Via assessoria