O ex-prefeito de Manaus, Manoel Henriques Ribeiro, de 77 anos, faleceu nesta terça-feira (18) no Hospital Francisca Mendes, para onde havia sido levado depois de sofrer um infarto. Manoel, que sofria de problemas cardíacos, foi prefeito da capital amazonense entre 1986 e 1988. Na época, ficou conhecido como Manoel “Pracinha” pelo investimento prioritário na reforma de praças.
Manoel exerceu o cargo de vice-governador do Amazonas, na chapa liderada em 1982 pelo falecido Gilberto Mestrinho. O último cargo público que exerceu foi o de presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb).
Já na reta final de seu mandato como prefeito, em junho de 1988, Manoel Ribeiro desentendeu-se com o então governador Amazonino Mendes, que decretou intervenção na Prefeitura e nomeou o secretário de Administração do Estado, Alfredo Nascimento, como interventor por seis meses.
Leia mais:
Aos 95 anos, morre o grande poeta amazonense Thiago de Mello
Promotora de Justiça do AM morre afogada durante férias na Bahia
Inconformado com a decisão, Manoel Ribeiro, que ainda conseguiu voltar ao cargo na etapa final do mandato, foi morar no Rio de Janeiro. Ali, trabalhou na administração do então prefeito carioca César Maia, retornando ao Amazonas apenas em 2009.
Em 19 de janeiro de 2010, Manoel Ribeiro assumiu a presidência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) de Manaus, nomeado pelo mesmo Amazonino Mendes.
O local do velório e do enterro ainda não foram divulgados pela família.
Via Blog do Hiel Levy