Raimundo Carlos Nogueira Souza, de 33 anos, que estava foragido da Justiça do Pará e possui uma extensa ficha criminal por crimes praticados naquele estado, foi preso por volta das 8h desta quarta-feira (24/07). A prisão aconteceu na comunidade Nobre, bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus.
Conforme o delegado Fábio Aly, titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), a operação foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima por meio do 181, disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), informando que Raimundo Carlos estava morando em Manaus e utilizando o nome “Marcelo” para não ser identificado.
“Iniciamos as diligências e fomos até a residência indicada na denúncia, a fim de apurar a informação. Ao chegarmos ao endereço, o infrator apresentou uma carteira de identidade falsa com o nome de ‘Marcelo da Silveira Mendes’. Ele ainda tentou fugir, pulando muros e propriedades vizinhas, mas foi capturado”, informou o delegado.
Segundo a autoridade policial, o homem foi condenado por múltiplos crimes no estado do Pará. Ao ser questionado, ele admitiu ter abandonado o cumprimento de sua pena no regime semiaberto durante uma saída temporária no Dia das Mães em 2023 e confessou estar utilizando uma identificação falsa.
“Ele tem um histórico criminal extenso, incluindo condenações por roubo e porte ilegal de arma de fogo, somando uma pena de 52 anos e 2 meses, dos quais cumpriu apenas 13 anos e 9 meses. Restam ainda mais de 38 anos de pena a serem cumpridos”, detalhou Aly.
O titular da Polinter salientou a parceria com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
“Este esforço conjunto destaca a eficácia da cooperação entre diferentes órgãos de segurança pública na captura de criminosos foragidos, reforçando o compromisso com a segurança da população amazonense”.
Leia mais:
Cinco homens são presos com drogas, armas e munições na zona Sul de Manaus
VÍDEO: Vendedor de água é assassinado a tiros na zona Leste de Manaus
Denúncias
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) ressalta que as informações que possam ajudar na localização dos procurados pela Justiça devem ser repassadas para os números (92) 3667-7727 (WhatsApp), disque-denúncia da Polinter, ou 181 da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O sigilo é absoluto.