Imagens de apoiadores brasileiros do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, entraram no trending topics do X [antigo Twitter], nesta segunda-feira (22/07). Entre os defensores de Trump estava Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pré-candidato a vereador na cidade catarinense.
Jair Renan foi bastante criticado nas redes sociais após publicar uma foto nos stories do Instagram em frente a uma barraca na praia decorada com bandeiras dos EUA e do Brasil, placas e banners em referência a Donald Trump nas eleições presidenciais no país norte-americano. O empresário disputará o pleito deste ano pelo Partido Republicano para tentar voltar à Casa Branca.
Na foto que viralizou, o filho 04 de Bolsonaro aponta para um banner com os dizeres “Trump – 2024 – Take America Back”. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, também foi visto no local usando um boné de apoio a Trump.
“ZERO QUATRO [Jair Renan Bolsonaro] fazendo campanha em Balneário Camboriú, onde tenta ser vereador, com plataforma de bastante interesse local/regional. Típico de um patriota, né?”, escreveu uma internauta.
“E Balneário Camboriú vai votar pra Vereador Internacional. O Vereador que defende os EUA em Balneário”, debochou outro usuário nas redes sociais.
Leia mais:
Atentado contra Donald Trump levanta dúvidas sobre segurança do Serviço Secreto; entenda
No núcleo político e familiar do ex-presidente Jair Bolsonaro, o apoio declarado a Donald Trump não é novidade. Nas últimas semanas, a figura política de Trump voltou a ganhar repercussão mundial depois do atentado sofrido em um comício de campanha na Pensilvânia, no dia 13.
No domingo (21/07), Donald Trump aproveitou o anúncio de desistência da reeleição pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para detonar o agora ex-adversário de eleição e minimizar a escolha da vice-presidente Kamala Harris como provável candidata substituta dele pelo Partido Democrata.
*Com informações da Revista Fórum