A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez a primeira aparição pública, nesta segunda-feira (22/7), desde que o presidente Joe Biden desistiu da campanha eleitoral de 2024 no domingo (21), e a endossou para assumir a candidatura. Em seu discurso, Kamala elogiou o presidente, mas não comentou sobre sua provável candidatura.
Kamala discursou durante evento das equipes campeãs de competições esportivas universitárias na Casa Branca. Em sua fala, ela disse que o legado de Joe Biden é “incomparável”, e disse:
“Em um mandato, ele já ultrapassou o legado de muitos presidentes que serviram por dois mandatos”.
Ela ainda disse:
“Eu conheci o presidente Biden por meio de seu filho, Beau. Trabalhamos juntos como procuradores-gerais em nossos estados, e Beau frequentemente me contava histórias sobre seu pai. Ele falava sobre o tipo de pai e o tipo de homem que Joe Biden é.
Sua honestidade, sua integridade, seu compromisso com sua fé e sua família, seu grande coração e seu amor profundo pelo nosso país. E sou testemunha de que todos os dias nosso presidente, Joe Biden, luta pelo povo americano, e somos profundamente, profundamente gratos por seu serviço à nossa nação”.
Leia mais:
Quem é Kamala Harris, indicada por Biden após desistir da reeleição nos EUA
Kamala Harris ainda precisa da confirmação do partido para se lançar na disputa, o que deve acontecer na convenção nacional do Partido Democrata, entre 19 e 22 de agosto.
Importantes nomes democratas, como o casal Bill e Hilary Clinton, já declararam apoio a Kamala Harris. Porém, ela ainda não recebeu apoio declarado de Barack Obama. Após a desistência, o ex-presidente dos Estados Unidos publicou uma carta nas redes sociais para relembrar a relação com Biden, que foi seu vice. Porém o texto não mencionou Harris. A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, também não declarou apoio a Harris na sua manifestação de ontem, ao comentar a desistência de Biden.
A indefinição dos democratas não impediu Kamala de dar a largada na campanha. A vice-presidente fez uma postagem neste domingo (21) em que agradeceu o apoio de Joe Biden à sua candidatura e anunciou um site para arrecadar doações para sua campanha. Ela postou no X:
“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata —e unir a nossa nação— para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025. Se você está comigo, faça uma doação agora mesmo”.
Com informações de UOL.