Um vídeo tem causado indignação na redes sociais desde que foi divulgado nos últimos dias. A jornalista Jackeline Oliveira, que atua no gabinete da vereadora Monica Cunha (PSOL), gravou na noite da última sexta-feira (19/7) uma cena de racismo: um casal branco imitando macacos em um evento organizado e frequentado por muitas pessoas negras.
O caso aconteceu no samba conhecido como “Pede Tereza”, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Na cena, é possível ver o casal branco dançando e até imitando sons de macacos. Em dado momento, a mulher finge pegar piolhos na cabeça do homem que estava com ela. Várias pessoas olham a cena, mas ninguém se manifestou.
Veja abaixo:
Em seu relato nas redes sociais, Jackeline afirmou que gravou o vídeo para ter provas, e depois pediu aos seguranças que retirassem o casal do local.
Ela escreveu:
“Toda vez que eu vejo um caso de racismo na rua, eu fico me perguntando: ‘Por que as pessoas não impediram? Por que ninguém fez nada?’ Aí, é por isso! Porque o racismo constrange a gente ao ponto de ter mais de 50, 60, 100 pessoas em volta daquelas pessoas, pessoas pretas, e ninguém fazer nada, homens e mulheres, ninguém fazer nada.
Quando o racismo atravessa a gente não é assim. Uns te batem, uns silenciam. O meu posicionamento na hora foi ter provas”.
A organização do samba ‘Pede Tereza’ também se pronunciou em nota, que diz:
“Desculpem a demora. Como vocês podem ver, já acordamos tocando. Mas ontem, no Pede Teresa, teve um caso de racismo. Racismo é crime, e não vamos tolerar. E, por um acaso, a Jackeline Oliveira, que é do gabinete da vereadora Mônica Cunha, que é presidente da Comissão de Combate ao Racismo na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, estava lá e fez um vídeo que vocês vão ver: um homem branco e uma mulher branca imitando macacos, dançando que nem macacos no samba. Segunda-feira vamos entrar com uma denúncia de racismo”.
Até o momento de postagem desta matéria, o casal nas imagens ainda não foi identificado.
Com informações de Revista Fórum.