Em um comunicado oficial publicado nesta sexta-feira (07), a Prefeitura de Manaus suspendeu as festas e blocos de rua de Carnaval neste ano de 2022.
A decisão aconteceu após consulta à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que pautou sua análise no cenário da pandemia e das notificações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM), que apresenta a chegada da variante Ômicron, aumento nos casos da infecção causada pelo vírus e o registro de dupla infecção por Covid-19 e Influenza na rede de saúde de Manaus.
Veja mais:
Confirmada primeira morte no Brasil por variante Ômicron de Covid
Covid-19: mais da metade de casos no Brasil é da variante ômicron
As festas e blocos de rua de Carnaval têm características de movimento coletivo amplo e que não há como restringir a aproximação e o contato físico, ou monitorar e controlar a obrigatoriedade do uso de álcool, máscaras e protocolos de segurança.
Além disso, a Prefeitura informou que os órgãos municipais ficam orientados para tomar todas as providências necessárias no sentido desta suspensão.
Algumas cidades brasileiras já haviam anunciado o cancelamento das festividades de Carnaval de 2022 em razão do aumento de casos de Covid-19 e o surgimento da ômicron,
*Com informações da assessoria da Prefeitura de Manaus