Em uma conquista histórica e que contribuirá para a formação científica e humana na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anuncia avanços significativos voltados para a pós-graduação no estado: dois cursos de doutorado foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão criados o primeiro doutorado profissional de Enfermagem em Saúde Pública da região Norte, e o doutorado acadêmico de Educação em Ciências na Amazônia, primeiro na área do ensino no Amazonas.
O reitor da UEA, André Zogahib, enfatiza que a universidade está comprometida com a valorização do conhecimento no estado.
“Investimos muito no fortalecimento da educação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Hoje, conseguimos dar mais um passo importante para a realização dos sonhos de nossos docentes e discentes, especialmente das áreas contempladas. É o momento de celebrar e colher os frutos que são resultado de muito trabalho”, afirmou o reitor.
Leia mais
UEA lança 2ª edição da Corrida do Sauim-de-coleira: Veja como se inscrever
Criminosos tocam terror na linha 560 em Manaus; passageiro é esfaqueado
Produção científica fortalecida
A UEA protagoniza uma conquista histórica, atendendo uma demanda social da região Norte, por meio do pioneiro doutorado de Enfermagem em Saúde Pública. É o que explica a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), Amélia Sicsú: “É a oportunidade de avançar na formação e no desenvolvimento acadêmico e profissional de enfermeiros na região amazônica.”
Durante a avaliação das propostas, a Capes analisa a produção acadêmica dos professores, o projeto pedagógico do curso, além de outros aspectos que envolvem a infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional. Esse processo é submetido e acompanhado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).
*Com informações da assessoria