O presidente da Argentina, Javier Milei, demitiu o subsecretário de esportes da Argentina, Julio Garro, na noite de quarta-feira (17/7). Garro havia cobrado, no dia anterior, um posicionamento de Lionel Messi e do presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, sobre a música racista e transfóbica cantada pelos jogadores da seleção argentina após a conquista do bicampeonato da Copa América.
A Argentina, atual campeã do mundo de futebol, venceu a Copa América no final de semana, em partida contra a Colômbia. Na comemoração dentro do ônibus, uma live do jogador Enzo Fernández nas redes sociais mostrou os atletas cantando uma canção racista. Na música, eles dizem:
“Eles jogam pela França, mas são de Angola. Que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais. A mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês”.
Veja abaixo:
Em entrevista ao portal Corta, Garro afirmou:
“O capitão da seleção nacional deve pedir desculpas. O mesmo que o Presidente da AFA. Isso nos deixa, como país, em uma situação ruim depois de tantas glórias”.
A cobrança, no entanto, não caiu bem junto ao presidente Milei, que demitiu o secretário e postou nas redes sociais:
“Nenhum governo pode dizer o que comentar, o que pensar ou o que fazer à Seleção Argentina, Campeã Mundial e Bicampeã Americana, ou a qualquer outro cidadão. Por isso, Julio Garro deixa de ser Subsecretário de Esportes da Nação”.
A vice-presidente, Victoria Villarruel, também defendeu o cântico. Ela se manifestou no X (antigo Twitter), na quarta-feira (17), e afirmou que “nenhum país colonialista vai intimidar” a Argentina. Ela escreveu:
“A Argentina é um país soberano e livre. Nunca tivemos colônias ou cidadãos de segunda classe. Nunca impusemos nosso modo de vida a ninguém. Mas também não vamos tolerar que façam isso conosco. A Argentina foi feita com o suor e a coragem dos índios, dos europeus, dos crioulos e dos negros como Remedios del Valle, Sargento Cabral e Bernardo de Monteagudo. Nenhum país colonialista nos vai intimidar por uma canção de torcida ou por dizermos verdades que não querem admitir. Parem de fingir indignação, hipócritas. Enzo [Fernández], eu te banco, Messi, obrigado por tudo! Argentinos sempre de cabeça erguida! Viva a Argentina!”.
Argentina es un país soberano y libre. Nunca tuvimos colonias ni ciudadanos de segunda. Nunca le impusimos a nadie nuestra forma de vida. Pero tampoco vamos a tolerar que lo hagan con nosotros. Argentina se hizo con el sudor y el coraje de los indios, los europeos, los criollos y… pic.twitter.com/Wkevi8TrVO
— Victoria Villarruel (@VickyVillarruel) July 17, 2024
Com informações de Metrópoles e UOL.