Um estagiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi preso e outras duas estagiárias foram apreendidas pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (17/07), na Bahia, por suspeita de envolvimento em esquema de fraudes em empréstimos consignados de beneficiários do INSS.
De acordo com as investigações, os suspeitos realizavam diariamente dezenas de procedimentos fraudulentos, desbloqueando benefícios para fins de empréstimos consignados sem que o verdadeiro titular comparecesse para solicitar o serviço. Para isso, inseriam documentos falsos nos sistemas do INSS.
Leia mais
Deputado federal do RS é cassado por fraude em cota de gênero; entenda
Comerciante é preso por aplicar golpes em indígenas no município de Ipixuna
Uma vez desbloqueado o benefício para obtenção de empréstimo, outros envolvidos nas fraudes viabilizavam a obtenção de valores perante instituições bancárias diversas, também com a utilização de documentos falsos.
O estagiário foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, ao passo que as adolescentes apreendidas foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator da Polícia Civil/BA para a formalização dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
As investigações prosseguirão para identificar demais membros da associação criminosa.