Um homem, de idade não informada, foi preso em flagrante, no momento em que ele descarregava sacas de carvão vegetal e madeira serrada, de um caminhão-baú, para um depósito localizado na rua Praia de Boa Viagem, comunidade Riachuelo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O veículo e o material (combustível fóssil) apreendido estão avaliados em R$ 175 mil.
Segundo o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), os policiais militares estavam em patrulhamento de rotina, naquela região, por volta das 9h, quando visualizaram a situação e realizaram a abordagem. O caminhão baú transportava 11 m³ de carvão vegetal e 10 m³ de madeira serrada, que não possuíam o Documento do Origem Florestal (DOF) e nota fiscal da carga, exigidos por Lei para o transporte e armazenamento de qualquer produto florestal.
Segundo os PMs que atenderam a ocorrência, durante a averiguação notou-se que embaixo do carvão havia uma lona que cobria parte do assoalho do caminhão. Ao fazer a retirada da cobertura foram encontradas, também, as pranchas de madeira.
Devido o estabelecimento estar adquirindo produto de origem florestal, sem o devido documento de origem, a Licença Ambiental Única (LAU), a carga foi apreendida e o condutor conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Leia mais:
Pai flagra homem abusando da filha de cinco anos na zona Sul de Manaus
Corpo é encontrado carbonizado e com marcas de tiros na AM-010
Crime ambiental
É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal (carvão ou madeira) sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.