O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou pelas redes sociais sobre o atentado ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O chefe do Executivo brasileiro classificou como “inaceitável” o ataque a tiros contra um comício da campanha do republicano norte-americano neste sábado (13/7).
Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o ataque “deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política”.
“O que vimos hoje é inaceitável”, escreveu.
O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.
— Lula (@LulaOficial) July 13, 2024
Após discurso em um comício em Butler, na Pensilvânia, o candidato a presidente dos EUA, Donald Trump, foi retirado do palco após sons semelhantes a tiros.
Vídeos do momento mostram o que parece ser sangue na orelha de Trump. Segundo o Serviço Secreto dos EUA, ele está seguro e medidas de proteção foram implementadas ao seu redor.
Trump levantou o punho enquanto era escoltado até um veículo pelos agentes do Serviço Secreto.
“O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local”, informou o porta-voz da campanha do Partido Republicano.
O promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger, disse que duas pessoas estão mortas, incluindo um aparente atirador, de acordo com o jornal The Washington Post.
O Serviço Secreto anunciou que há uma investigação em andamento: “Esta é agora uma investigação ativa e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”.
A Casa Branca divulgou uma nota informando que o presidente e candidato Joe Biden foi informado sobre o incidente envolvendo Donald Trump.