Entrevistei o deputado Saullo Vianna (UB) no Tribuna Livre — e por mais que seja de conhecimento público o seu apoio ao prefeito David Almeida (Avante) — é papel de qualquer analista buscar as razões por de trás dos acontecimentos e das decisões políticas, sobretudo quando há uma suposta “anormalidade” no comportamento do agente público; explico.
Como lembrou a minha querida amiga Arthemiza Gadelha: Saullo Vianna e Wilson Lima são produtos de uma eleição absolutamente singular na história recente da política brasileira, refiro-me ao pleito de 2018. E como muito bem lembrou o deputado, ele chegou a ser vice-líder do governo Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), quando esteve deputado estadual. O que mudou? Pelo que pude entender, o pragmatismo de Vianna, pode explicar muito.
Para explicar seu apoio a David, Saullo afirma que tem um compromisso com a prefeitura desde 2022, e que suas atitudes são guiadas por este acordo. Além disso, também ficou nítido que se trata de uma decisão pragmática de Vianna, por entender que um apoio a David traria mais retorno político. Isso ficou evidente quando explicou sua relação partidária e o apoio ao atual prefeito:
“Eu não tenho que ter obrigação de apoiar um candidato que não me apoia (…) Como é que eu vou apoiar alguém que não me apoia, não me apoiou, e que principalmente não vai me apoiar?”, afirmou.
Ao explicar seu reiterado apoio a David, Vianna também destacou a importância de ter palavra:
“Tem algo que na vida conta muito, e na política ela conta duas vezes mais, é a velocidade dois lá do WhatsApp: é palavra. Se você tem palavra, na política, você vai muito mais longe (…) O que me fez sair do mandato de deputado estadual para o mandado de deputado federal foi, com toda certeza, cumprir palavra!”, concluiu o parlamentar.
Ficou claro que Saullo Vianna não é um neófito na política e que sabe muito bem o que está fazendo, mais que isso, sabe onde quer chegar. Ademais, o deputado amazonense tratou logo de se articular em Brasília, tratando diretamente com o presidente nacional do União Brasil, o que lhe dá uma vantagem partidária sem igual.
Quem achou que uma nota iria constranger os planos de Vianna se enganou terrivelmente.
Confira:
📌Análise política: O pragmatismo de Saullo Vianna pic.twitter.com/tK2yahESG4
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 13, 2024