O estudante universitário Alexandre Santos, de 25 anos, foi surpreendido com uma notificação de uma transação bancária no valor de R$ 70 mil na sua conta. A situação ocorreu enquanto o jovem estava a caminho da faculdade dentro do ônibus, em Belém (PA). No entanto, o estudante tomou a decisão de devolver a quantia na mesma semana.
“Pensei em ficar com o dinheiro, mas meus pais sempre me ensinaram a ser honesto e eu devolvi. É difícil acontecer uma coisa dessas com a gente, rola sempre brincadeira ‘espero que aconteça comigo’, mas quando acontece, a gente fica incrédulo e sem saber o que fazer”, revelou o estudante que cursa agronomia na UFRA.
O dinheiro foi depositado por engano mediante uma empresa administrativa que estava realizando pagamentos de rescisão a funcionários. O jovem contou que, após receber o PIX, ficou esperando entrar em contato e foi então que, depois de alguns dias, uma mulher informou sobre o erro cometido.
Leia mais:
Pix bate novo recorde e chega a fazer 224,2 milhões em transações no único dia
Golpistas fingem ser parentes de jovem achado morto para pedir Pix
Enquanto refletia sobre a situação na viagem até a aula, Alexandre contou que ainda passou pela cabeça o quanto o dinheiro recebido lhe ajudaria com as contas que tem acumulado. “Mas a minha ética falou mais alto”, disse ao G1.
Após fazer a devolução do dinheiro, Alexandre ainda ficou com medo de ter sofrido um golpe, visto a nova modalidade de atuação de criminosos que utilizam deste meio para acionar bancos a estornar valores que já foram devolvidos pelas vítimas.
Conforme o estudante, ele já havia caído em um golpe na mesma plataforma, contou. “Depositei um valor na conta de uma pessoa e quando pedi de volta me bloquearam”.
No fim, após estornar o valor do PIX que recebeu por engano, Alexandre conferiu no site de transparência do governo federal para saber se não haviam lhe aplicado um golpe e confirmou que não havia nada de anormal em seu nome.