O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) precisou desviar o trânsito na avenida Torquato Tapajós neste sábado (6/07), após uma carreta derrubar parte da passarela de pedestres do Conjunto Santos Dumont, bairro Da Paz, zona Centro-Oeste de Manaus.
O acidente aconteceu por volta das 16h40 deste sábado. Uma carreta que transportava três tratores – duas pás-mecânicas e uma retroescavadeira – atingiu a passarela de pedestres da Estação 3, de integração do transporte público.
O acidente causou o desabamento de parte da estrutura suspensa de concreto armado. O trânsito no sentido Bairro/Centro precisou ser desviado e os agentes do IMMU conduzem os trabalhos na área, orientando os motoristas a desviarem para as ruas do conjunto Santos Dumont.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, falou com exclusividade à Rede Onda Digital e informou que acionou a Seminf para a retirada dos destroços da passarela, concreto e ferros retorcidos.
Leia mais:
Passarela desaba após ser atingida por carreta na Avenida Torquato Tapajós neste sábado (6/7)
Caminhão que transportava laranja tomba na Av. Rodrigo Otávio e deixa trânsito caótico
Ainda segundo Martins, o limite máximo de altura da via – de 5,5m – não foi respeitado. O trabalho seguirá pela noite deste sábado e deve ser concluído no início da manhã de domingo (7).
Uma estação de integração do transporte público foi montada provisoriamente até que a via seja totalmente liberada para o trânsito.
O motorista da carreta
Segundo apurou a Rede Onda Digital, o maquinário não pertence a nenhuma obra pública. O motorista que conduzia a carreta informou que o trajeto era rotineiro, com transporte de maquinários semelhantes e nunca aconteceu nenhum incidente.
A polícia militar conduziu o motorista à delegacia para depoimento.
De acordo com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo danificando a via, instalações ou equipamentos constitui uma infração gravíssima. Além de multa, por excesso de dimensão da carga que transportava, a carreta ficará retida em um pátio do órgão de trânsito municipal.