Na manhã desta quarta-feira (3/7), Julita do Amaral Cid, nora de Roque Cid, o criador do Boi Caprichoso, faleceu de causas naturais aos 99 anos, em Parintins. O boi-bumbá decretou luto oficial de três dias.
De acordo com informações da família, dona Julita, como era conhecida, morreu às 5h da manhã no Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen. O laudo médico indica que a morte foi causada por uma parada cardíaca, associada à idade avançada.
Nascida no dia 12 de março de 1925, Julita Amaral Cid era reconhecida por amigos e familiares como uma mulher cuja vida foi um testemunho de amor, resiliência e dedicação. Ela se casou com Luiz da Silva Cid (o Lula), filho de Roque Cid, com quem teve 13 filhos.
Leia mais:
Boi Caprichoso abre primeira noite do 57° Festival de Parintins 2024 com destaque às tradições
Festival de Parintins 2024: Novo Mural do Bumbódromo já está em fase final de produção
Além de seu papel como matriarca, dona Julita tornou-se um símbolo histórico para o Caprichoso. Reverenciada ao longo dos anos pela associação folclórica, ela foi considerada a guardiã da história e da essência do boi.
O velório acontece na casa da família em Parintins, próximo ao Curral Zeca Xibelão do Boi Caprichoso. O enterro ainda não tem local e data definidos.
Ver esta publicação no Instagram