Na manhã de sexta-feira (5/07), o prefeito de Manaus, David Almeida, fará uma série de anúncios no parque Gigantes da Floresta, no bairro Novo Aleixo. Este evento marca o penúltimo dia para o prefeito, que busca reeleição, inaugure obras públicas, lançe programas e faça publicidade nos canais de comunicação oficiais.
Entre os principais investimentos estão áreas de segurança, saúde, habitação, e feiras e mercados, todos financiados por emendas parlamentares do senador Eduardo Braga, que estará presente no evento.
Um dos destaques será a entrega de 52 veículos para a Guarda Municipal de Manaus, incluindo 12 viaturas, 30 motos e 10 quadriciclos. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) também será beneficiada com 30 espingardas, 50 pistolas de menor potencial ofensivo e mais de 300 coletes balísticos.
Outro ponto importante do anúncio será a assinatura da ordem de serviço para a reforma da feira da Betânia, que beneficiará 153 permissionários. Esta reforma, administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), é aguardada com grande expectativa pela comunidade, gerando 302 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.
Na área da habitação, será lançado oficialmente o programa “Manaus, Minha Terra”, gerenciado pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhaf).
Além disso, será assinado um convênio com o projeto “Calha Norte”, que possibilitará a implantação de infraestrutura urbana para mais de 2 mil lotes na primeira fase, com um investimento de R$ 61,5 milhões. Este novo bairro planejado, denominado Nova Manaus, localizado no antigo Monte Horebe, zona Norte, beneficiará mais de 3,5 mil famílias.
Saiba mais:
- Marcelo Ramos critica gestão ambiental de David Almeida: “Verdadeiro inimigo das árvores”
- “Os dois maiores problemas da cidade de Manaus não são de responsabilidade da prefeitura”, diz David sobre segurança e saúde
Prefeitos que buscam reeleição no Amazonas
Os prefeitos que buscam a reeleição em outubro deste ano têm até o dia 6 de julho para concluir as inaugurações de obras públicas, lançamento de programas e publicidade nos canais de comunicação oficiais.
Este prazo é estabelecido pelos artigos 73 e 77 da Lei Eleitoral, que visam garantir uma competição justa entre candidatos à reeleição e aqueles da oposição, que não dispõem da mesma visibilidade e recursos.
De acordo com a Associação Amazonense de Municípios, 28 prefeitos do Amazonas estão aptos a participarem das eleições municipais de 2024. Confira a lista completa:
- Alvarães – Lucenildo de Souza Macedo
- Amaturá – José Augusto Barrozo Eufrásio
- Anori – Reginaldo Nazaré da Costa
- Apuí – Marcos Antonio Lise
- Canutama – José Roberto Torres de Pontes
- Careiro da Várzea – Pedro Duarte Guedes
- Coari – Keitton Pinheiro
- Codajás – Antonio Ferreira dos Santos
- Envira – Paulo Ronan Portela Mattos
- Humaitá – José Cidenei Lobo do Nascimento
- Iranduba – Augusto Ferraz de Lima
- Itacoatiara – Mário Jorge Bouez Abrahim
- Itamarati – João Medeiros Campelo
- Japurá – Vanilso Monteiro da Silva
- Manaus – David Almeida
- Manicoré – Lúcio Flávio do Rosário
- Maraã – Edir Costa castelo Branco
- Nhamundá – Raimunda Marina Brito Pandolfo
- Pauini – Raimundo Renato Rodrigues Afonso
- Presidente Figueiredo – Patrícia Lopes Miranda
- Santa Isabel do Rio Negro – José Ribamar Fontes Beleza
- Santo Antônio do Içá – Walder Ribeiro da Costa
- São Paulo de Olivença – Nazareno Souza Martins
- Silves – Raimundo Paulino de Oliveira Gama
- São Sebastião do Uatumã – Jander Paes de Almeida
- Tapauá – Gamaliel Andrade de Almeida
- Tefé – Nicson Marreira Lima
- Tonantins – Francisco Sales de Oliveira
*com informações do TSE e da Associação dos Municípios do Amazonas