25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Assembleia de Roraima aceita pedido de impeachment do governador Antonio Denarium

Publicado em:

- Anúncio -

A Assembleia Legislativa de Roraima aceitou nesta terça-feira (2/7) um pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium (PP). As denúncias contra ele foram apresentadas em 19 de junho por Rudson Leite (PV) e Fábio Almeida (PSOL), ambas lideranças políticas reconhecidas e candidatos a governador nas eleições de 2022.

Já pesam contra Denarium acusações na Justiça Eleitoral, que levaram o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) a cassar o mandato dele por três vezes – o governador se mantém no cargo aguardando julgamento de recurso na corte.

O presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (Republicanos), durante a leitura da admissibilidade do documento, declarou:

“Não há dúvida de que as acusações formuladas pelos denunciantes são gravíssimas. Há, portanto, justa causa para o recebimento dessas denúncias. E também há indícios de autoria, considerando a responsabilidade do governador apresentada nos autos”.


Leia mais:

Alex Braga é ameaçado de morte por denunciar corrupção em Roraima: “não vão me calar”

VÍDEO: Em entrevista, Flávio Bolsonaro diz ser contra impeachment de Alexandre de Moraes


TRE-RR cassa mandato do governador Antonio Denarium
O governador de Roraima, Antonio Denarium (Foto: Reprodução).

Os denunciantes pedem que a Assembleia Legislativa de Roraima avalie rigorosamente as acusações, responsabilizando o governador e protegendo o patrimônio público.

“A perda do cargo e a inabilitação para funções públicas são vistas como medidas essenciais para restaurar a legalidade e moralidade na administração estadual. Este pedido de impeachment reflete uma série de graves acusações que, se comprovadas, poderão ter consequências significativas para a gestão de Antonio Denarium e a política em Roraima. A Assembleia Legislativa, agora, tem a responsabilidade de conduzir o processo com imparcialidade e rigor”, frisam.

Entre as principais acusações, estão abuso de poder político e econômico, desvio de recursos públicos, nepotismo, superfaturamento de contratos e gestão inadequada de programas sociais, bem como de recursos destinados à saúde e infraestrutura. Denarium teria cometido abuso de poder político com a distribuição de cestas básicas e cartões de crédito por meio de programas sociais, em número muito superior ao de anos anteriores ao período eleitoral de 2022.

Agora, os representantes dos partidos com assento na Assembleia devem indicar deputados para compor a comissão especial que analisará o pedido. O prazo é de 72 horas.

*com informações do Metrópoles e Roraima1.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -