O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (01/07), o novo edital do programa Mais Médicos com 3.184 mil vagas em todo o país. No Amazonas, são mais de 50 vagas distribuídas em 26 cidades, sendo Manaus com maior número de oportunidades: 18.
Pela primeira vez, será disponibilizado vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico- raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
De acordo com o governo federal, será concedida bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.
Leia mais
Ufam lança concurso para nível médio e superior com salários de até R$ 4,5 mil
Projeto de Lei propõe reserva de 10% das vagas em concursos para pessoas em situação de rua
As inscrições começam, nesta terça-feira (02/07), às 7h (horário de Brasília) e vão até sábado (06/07), às 18h.
Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma:
- para municípios que têm 2 vagas: 50%
- para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%
- para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%
Ainda de acordo com o governo federal, podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
*com informações da assessoria