Em entrevista ao programa Fiscaliza Geral, da Rede Onda Digital, na manhã desta segunda-feira (01/07), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), falou sobre o processo de escolha de seu vice-prefeito, cuja divulgação oficial ocorrerá no dia 31 de julho. Sem revelar nomes, Almeida enfatizou a importância de encontrar um candidato que compartilhe valores e objetivos comuns, com o perfil de Marcos Rotta, atual vice-prefeito.
Almeida destacou a importância do diálogo e da harmonia entre os partidos aliados na escolha do vice-prefeito.
“Nós temos seis partidos aliados, e dentro desses partidos, vamos escolher aquele ou aquela que será o vice da nossa coligação. Tudo dentro de diálogo, de acordo”, afirmou o prefeito.
Ressaltou que mantém conversas semanais com os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga para garantir que a composição política esteja em perfeita sintonia.
“Tenho conversado semanalmente com os dois senadores, e dentro da nossa composição está tudo harmonizado, temos harmonia, temos entendimento […] Não vejo problema nenhum, não tenho ruído nenhum com relação a essas questões, com relação à indicação de vice. Até porque tudo foi sentado, acordado, e nós estamos trabalhando dessa forma”, garantiu.
Perfil ideal
David Almeida deixou claro que o perfil do vice-prefeito deve ser semelhante ao do atual vice, Marcos Rotta.
“O vice ideal é o Marcos Rotta. O vice tem que ser igual ao Marcos Rotta. Alguém que ajude, alguém que seja influente, alguém que contribua para a gestão. Eu não posso ter um vice menos do que eu tive como o Marcos Rotta”, declarou.
📌David Almeida mantém mistério sobre nome de vice: "Tem que ser igual ao Marcos Rotta" pic.twitter.com/tCIrC97DUH
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 1, 2024
Sobre o perfil continuou:
“Esse alguém, dentro desse arco de aliança, certamente, sendo homem ou mulher, vai vir para agregar. Tem que ter fidelidade, segurança, confiança, trabalho, perfil e agregar politicamente. Tudo isso nós temos que trabalhar”, explicou Almeida.
Quebra de “contrato” com Wilson Lima
Durante a entrevista, David Almeida também falou sobre sua relação com o governador Wilson Lima (União Brasil). Segundo David, Wilson recebeu o seu apoio em um momento difícil, mas não houve reciprocidade.
“Ele optou por apoiar o aliado dele, eu sigo aqui o meu caminho, vou tranquilo, eu não vejo problema nenhum […] Eu já vi que a reciprocidade não vai acontecer e eu sabendo disso, eu busquei o meu caminho e estou aqui trabalhando para viabilizar, já viabilizei a minha pré-candidatura e vou lançar minha candidatura já nos próximos dias”, destacou o prefeito.
Sobre a quebra de apoio com o Governador, David explica esse racha no período eleitoral.
“Eu sou o candidato. Eu não vou aceitar que me indiquem qualquer vice. Não é assim. Temos que ter segurança, confiança, trabalho, perfil e agregar politicamente”, disse o prefeito, reforçando que a decisão será tomada de forma conjunta e estratégica.
Porém, não descarta a possibilidade de parceria no segundo turno das eleições 2024.
“É uma eleição de dois turnos, estou de braços abertos, eu sou muito solicito com relação a isso e eu tenho certeza de que poderemos convergir positivamente num outro momento” relata Almeida sobre apoio no segundo turno.