O presidente nacional do partido União Brasil, Antônio Rueda, emitiu um comunicado, nesta semana, proibindo integrantes da sigla de apoiarem pré-candidatos de outros partidos. A ação foi tomada com o objetivo de alinhar todos os membros em busca do melhor resultado eleitoral possível nas eleições de 2024.
O comunicado da União Brasil destaca a necessidade de uma atuação partidária coesa, especialmente diante da proximidade das eleições de 2024.
“O União Brasil reforça a todos os dirigente partidários, mandatários e filiados a proibição de apoiar pré-candidatos e candidatos de outros partidos não coligados”, diz o texto.
Saiba mais:
- Saullo Viana é “persona non grata” no grupo de Wilson Lima
- Distante de Wilson, Saullo Vianna alfineta rivais e reforça parceria com David ao anunciar R$ 20 milhões em emendas para prefeitura
De acordo com o artigo 95 do Estatuto do União Brasil, a campanha eleitoral para candidatos ou partidos adversários é passível de medidas disciplinares, incluindo a expulsão.
O artigo 17 também impõe aos filiados o dever de trabalhar pelos candidatos do partido e não se manifestarem como oposição ao partido ou seus candidatos.