Aconteceu na noite de quinta (27/6), o primeiro debate entre os candidatos à eleição presidencial nos Estados Unidos, promovido pela rede CNN, e o consenso é de que o ex-presidente republicano Donald Trump dominou o atual presidente Joe Biden no embate. A conversa de 1h30 foi marcada por ataques, algumas declarações falsas de Trump e Biden aparecendo confuso.
De fato, a performance de Biden, de 81 anos, abriu uma crise no Partido Democrata, e já se fala na possibilidade até de trocar o candidato. A convenção do partido acontece em agosto, e os democratas teriam até esse momento para realizar a troca.
Um dos nomes já aventados seria o do governador da Califórnia, Gavin Newsom: após o debate, membros do partido teriam claramente assediado Newsom, que oficialmente apoia a candidatura Biden.
Leia mais:
Biden autoriza uso de armas dos EUA em ataques da Ucrânia dentro da Rússia
Família come carne de urso e pega infecção rara nos Estados Unidos
Veja os principais pontos do debate.
Saúde dos candidatos
Joe Biden apareceu com uma voz fraca e expressões perdidas ao ouvir e responder os questionamentos. Durante uma discussão sobre segurança nas fronteiras, Donald Trump chegou a dizer que não tinha entendido o que Biden havia dito.
O atual presidente retrucou as provocações dizendo que sua idade significa experiência, e relembrou que Trump é apenas 3 anos mais novo que ele.
Economia
Ao ser questionado sobre a situação econômica do país, com alta da inflação e a perda do poder de compra do cidadão, Biden respondeu que recebeu a economia em declínio do governo Trump, e que ainda teve de enfrentar a pandemia de Covid-19.
Já Trump respondeu que entregou o país “com a melhor economia da história”. A rede de televisão ABC News, no entanto, afirmou que a declaração é falsa, uma vez que o crescimento do produto interno bruto, por exemplo, ficou muito abaixo do alcançado pelos presidentes anteriores sob a administração do bilionário.
Condenações
Biden fez questão de relembrar a recente condenação de Trump na justiça: ele disse “A única pessoa no palco que é um criminoso condenado é o homem a quem eu estou olhando agora [Donald Trump]”.
O republicano retrucou lembrando da condenação do filho de Biden, por porte ilegal de arma e ainda é acusado de evasão fiscal.
Política externa
Durante sua fala, Trump criticou o apoio financeiro e militar dos EUA à Ucrânia durante a guerra, e disse que acabaria com a guerra “antes de tomar posse em 20 de janeiro”.
Imigrantes
Trump enfatizou que durante sua administração, o país possuía a fronteira “mais segura na história” dos EUA, e acusou Biden – novamente sem provas – de abrir as portas do país para “pessoas que vieram de prisões, de hospitais psiquiátricos e terroristas de todo o mundo”.
Já Biden relembrou a postura adotada durante os quatro anos que antecederam seu governo, e disse que Trump separou pais e filhos, colocando as crianças em “jaulas”.
*Com informações de UOL e Metrópoles