Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams decolaram no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, com destino à Estação Espacial Internacional em 5 de junho. Eles deveriam ter retornado à Terra no dia 12 de junho, mas uma série de problemas os está mantendo no espaço desde então.
Segundo a Nasa, a cápsula da Boeing está apresentando problemas nos propulsores e vazamentos. A volta estava marcada para quarta (26/6), mas foi adiada de novo, pela terceira vez.
A nave Starliner pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias, de acordo com autoridades da Nasa.
Leia mais:
Planeta parecido com a Terra é encontrado por cientistas da Nasa
Astronauta da foto histórica da Terra vista da Lua morre em acidente aéreo
Uma nova data de retorno da Starliner, com os dois astronautas, ainda não foi marcada.
Butch Wilmore tem 61 anos e é capitão aposentado da Marinha americana. Ele já passou 178 dias no espaço ao longo da carreira. Foram 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões. O capitão participou de voos em ações militares no Iraque e na Bósnia, e a missão da Boeing é a sua terceira na Estação Espacial Internacional.
Já Suni Williams é astronauta da Nasa desde 1998, e veterana de duas missões espaciais. É a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço: 50 horas e 40 minutos, e já passou mais de 3 mil horas voando, em 30 aeronaves diferentes.
*Com informações de G1