O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (26/6) que pediu à diplomacia brasileira que entre em contato com autoridades na Bolívia para obter informações sobre a situação no país e defendeu a manutenção da democracia na América Latina.
Há algumas horas, o ex-presidente da Bolívia Evo Morales acusou um general militar — Juan José Zuñiga — de tentar dar um golpe de Estado. O atual presidente, Luis Arce, denunciou uma “mobilização irregular” das Forças Armadas na capital La Paz.
Soldados fortemente armados e veículos blindados foram vistos reunidos na Plaza Murillo, na capital, segundo vídeos compartilhados nas mídias sociais.
Leia mais:
Em entrevista, Lula diz que Milei deveria se desculpar; porta-voz argentino rebate
Espanha vai deportar 69 bolivianos com vistos falsos que saíram do Brasil em cruzeiro
A jornalistas, Lula disse:
“Eu quero informações, eu pedi para o ministro Mauro ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, ligar par ao embaixador brasileiro, para a gente ter certeza, para gente poder ter uma posição. Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina, golpe nunca deu certo”.
O presidente brasileiro concluiu dizendo que só comentará mais o assunto após obter informações do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre a situação na Bolívia.
Mais informações em breve.
Com informações de UOL.