Nesta segunda (24/6), a polícia da Grécia anunciou que prendeu 13 pessoas que teriam provocado um incêndio florestal no país ao lançarem fogos de artifício de dentro de um iate na sexta-feira (21/06). O fogo queimou cerca de 300 hectares da floresta de pinheiros da ilha de Hydra, uma grande atração turística do país.
O ministro grego da Crise Climática, Vassilis Kikilias, informou que o fogo foi controlado, mas com dificuldade. Como não há estradas para chegar ao local, os bombeiros tiveram que acessá-la por mar, enquanto os helicópteros lançavam água do ar.
Leia mais:
VÍDEO: Incêndio em fábrica de baterias na Coreia do Sul deixa 22 mortos
Canadá evacua centenas de pessoas, inclusive presos, por incêndios florestais
Todos os presos eram tripulantes do iate. Segundo Kikilias, o Ministério Público pediu o confisco da embarcação, um super iate chamado Persephoni. Ele está disponível para aluguel de verão a partir de 249 mil euros por semana (mais de R$ 1,4 milhão), de acordo com vários revendedores de iates de luxo online.
Na manhã de domingo (23), a tripulação do iate foi filmada entrando no Ministério Público de Pireu, vestindo uniformes de trabalho e cobrindo o rosto com óculos escuros, máscaras e chapéus.
A Grécia enfrenta vários incêndios florestais e está atualmente passando por uma onda de calor. A notícia do incêndio florestal em Hydra causou indignação em todo o país.
*com informações de UOL e Folha de S. Paulo.