Após um sorteio realizado neste sábado (22/06), a ordem de apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido durante o 57º Festival de Parintins ficou definida. Na próxima sexta-feira e sábado (28 e 29 de junho), o Caprichoso abre a apresentação no Bumbódromo e na sequência Garantido encerra as duas noites. No domingo, dia 30 de junho, o Garantido abre o último dia de espetáculo e o Caprichoso fecha o evento.
Para chegar ao resultado, o sorteio, realizado no Bumbódromo de Parintins, funcionou com a mesma metodologia dos anos anteriores: o presidente da agremiação que tirasse a bola com numeração mais alta, teria a opção de escolher entre abrir ou fechar cada noite.
No ano passado, o Caprichoso iniciou as três noites de espetáculo. Na edição de 2024, o presidente Rossy Amoedo apostou na mesma estratégia, sendo que nas duas primeiras noites teve a opção de escolha.
“A ordem de sorteio também faz parte desse processo, que vai nos ajudar sim a locomover melhor nossas estruturas na concentração”, explicou.
Segundo Amoedo, o bumbá que abre o festival tem o dia inteiro para se locomover na concentração. O outro boi que fecha a apresentação tem 30 minutos para movimentar toda sua alegoria, então para os dois bois geralmente é melhor abrir o evento, avaliou o dirigente do Caprichoso.
O presidente do Garantido, Fred Góes, também aprovou o resultado do sorteio e assegurou que o planejamento irá seguir conforme o idealizado pela comissão de artes.
“O que nós tínhamos projetado era fechar, fechar e abrir. Esse era o nosso projeto. Então, para nós, está dentro do que preparamos. É melhor que a gente traga o nosso segredo depois. Eles revelam o que eles quiserem. O segredo do coração só depois do contrário”, afirmou Góes.
O sorteio contou com a presença de itens oficiais e das torcidas dos bois-bumbás. O clima seguiu amistoso entre os presidentes do Boi da Francesa e Boi da Baixa do São José, ambos no primeiro ano de gestão.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, que também acompanhou o sorteio, destacou desenvolvido pelo do Governo do Estado na reta final para a organização do festival.
“São muitos projetos que vão além do que acontece aqui na arena do Bumbódromo. Temos a Galeria Cidade Aberta com vários murais que serão fotografados e apreciados pelo público que passa aqui pela cidade, além da nossa Estação da Cultura, o Trio Panavueiro, dentre outras atrações, o que é mais importante a gente ressaltar que esse é o Festival do Povo da Floresta, feito pelo povo de Parintins”, citou o secretário.
Leia mais:
Festival
O 57º Festival de Parintins é promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, o espetáculo recebe patrocínio do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Sesc-Senac, Coca-Cola Brasil, Brahma, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Petrobras, TecToy, Eneva, PixBet, O Boticário, Samel, Assaí, Vivo, Bemol, Sherwin-Williams e Correios e Infostore.
*Com informações da assessoria