Cidades brasileiras estão sob ameaças de inundação, devido ao aumento do nível do mar. Cerca de 2 milhões de habitantes de áreas vulneráveis devem ser afetados pelo fenômeno nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Santos (SP).
Segundo o relatório da Climate Central, organização americana sem fins lucrativos, que baseia seus dados no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as 100 cidades mencionadas com esse risco foram distribuídas entre 39 países.
Ainda de acordo com o relatório, nos últimos 30 anos o nível do mar aumentou 9 centímetros e pode subir até 80 cm até 2100. Globalmente, a população afetada por essa consequência da emergência climática pode chegar a 800 milhões de pessoas.
Leia mais:
Chuvas: SP tem alerta de alagamentos para toda a cidade nesta segunda (27)
RS: Nível do Guaíba fica abaixo da cota de inundação e atinge menor patamar em um mês
Contudo, essa elevação do nível do mar não é uniforme. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o nível do mar no estado de São Paulo subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos. Com as emissões atuais, essa elevação pode chegar a 36 cm até 2050.
Algumas localidades já estão tomando algumas medidas de prevenção. No Rio de Janeiro, uma parceria com a agência espacial norte-americana NASA foi estabelecida para monitorar o nível do mar. Em Recife, áreas de risco estão sendo desocupadas, enquanto em Fortaleza está prevista a construção de um lago subterrâneo para conter o avanço das águas.