O Amazonas tem mais templos religiosos que hospitais e escolas, é o que aponta os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta sexta-feira (14/06), o Instituto divulgou uma versão completa do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), que traz microdados sobre os estabelecimentos.
No Brasil foram registrados mais de 579 mil templos religiosos em 2022, mais do que o dobro de instituições de ensino, que contabilizam 264 mil e unidades de saúde são 247 mil em todo o país.
Ainda de acordo com o Censo 2022, o Amazonas possui 2.738 mil unidades de saúde, que abrange os setores público ou privado e que prestam atendimento a pacientes em regime ambulatorial, clínico, de internação, emergência ou serviço de apoio à diagnose e terapia.
Leia mais
Brasileiros estão se divorciando mais e casamentos do mesmo sexo crescem, aponta censo do IBGE
Censo: População que se diz parda ultrapassa brancos pela primeira vez no Brasil
O número de estabelecimentos de ensino é o dobro de saúde, contabilizando 7.052 mil em todo o Estado. Segundo o IBGE, as unidades de ensino são os estabelecimentos público ou privado, ou a fundações educacionais, como, por exemplo, escolas de educação infantil (em pré-escolas), ensino fundamental, médio (inclusive formação profissional técnica de nível médio), universidades, academias militares e outras.
O número de templos religiosos é o que mais chama a atenção nos dados do Censo, isso porque são mais de 19 mil estabelecimentos. São quase 10 vezes mais que as unidades de ensino e quase 3 vezes mais que as unidades de saúde em todo o Amazonas.
Veja vídeo:
O IBGE classifica como estabelecimentos religiosos, as igrejas, congregações espíritas, templos budistas, sinagogas, mesquitas, terreiros, entre outros.