O Equador ficou no escuro no início da tarde desta quarta-feira (19/06), por uma falha na linha de transmissão elétrica, informou o ministro interino de Energia, Roberto Luque. O país que tem cerca de 18 milhões de habitantes ficou, também, sem os serviços de metrô, abastecimento de água e semáforos.
“Uma falha em linha de transmissão causou uma desconexão em cascata, resultando em falta de eletricidade em todo o país”, afirmou o ministro interino de Energia que também é ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, em uma publicação no X.
Segundo o ministro, ele recebeu o relato do Operador Nacional de Eletricidade (CENACE) que uma falha na linha de transmissão provocou o problema. Ele informou que or órgãos responsáveis trabalham para reestabelecer o serviço “o mais rápido possível”. Em algumas áreas da capital, Quito, a energia já começou a voltar.
Leia mais:
Falta de energia também atinge o fornecimento de água em vários bairros de Manaus
O Equador vem sofrendo uma crise energética que levou o presidente do país, Daniel Noboa, a declarar dois estados de emergência desde o início do ano. Com todo esse problema, todos os moradores foram obrigados a conviver com racionamento de energia elétrica.
Para o Ministério da Energia, o aumento das temperaturas, as secas prolongadas e a falta de manutenção no sistema elétrico, estão sendo um dos motivos que vem contribuindo para os apagões no país.