Em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça (18/6), o presidente Lula (PT) admitiu que pode tentar a reeleição em 2026 “para evitar que trogloditas voltem a governar” o Brasil. Mesmo assim, ele também admitiu que se candidatar novamente à presidência não seria sua “primeira hipótese”.
Lula disse:
“Não quero discutir reeleição em 2026 porque tenho apenas um ano e sete meses de mandato. Tem muita gente boa pra ser candidato, eu não preciso ser candidato.
Presta atenção, se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que meu 80 anos virará em 40 e virarei candidato. Mas não é a primeira hipótese”.
O presidente também completou:
“Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista, não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista como nós já tivemos”.
O X oficial do presidente também compartilhou a fala. Veja abaixo:
Eu estarei com 80 anos em 2026, no auge da minha vida. Mas não quero discutir reeleição agora. Estou com 1 ano e 6 meses de mandato. Eu quero cumprir o que prometi ao povo brasileiro. Tem muita gente boa que pode ser candidato. Mas, se for necessário ser candidato para impedir…
— Lula (@LulaOficial) June 18, 2024
Essa declaração representa uma mudança de rumos para Lula: Na eleição de 2022, ele afirmou que não tentaria a reeleição caso derrotasse Bolsonaro.
Em 2026, Lula estará com 80 anos de idade.
Na entrevista, Lula também comentou sobre a recente polêmica do PL do aborto e voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
*Com informações de G1