Ao longo desta última semana, têm aumentado as reclamações de usuários do Instagram a respeito de contas vinculadas ao Fortuner Tiger, mais conhecido no Brasil como “jogo do tigre” ou “jogo do tigrinho”: Perfis têm seguido internautas em massa e também há relatos de pessoas que foram marcadas em publicações de fotos.
A Meta, empresa controladora de aplicativos como o Facebook e Instagram, informou em nota que vem trabalhando para conseguir limitar a disseminação de spam nas plataformas, proibindo conteúdos que possam enganar os usuários. A nota diz:
“Entendemos que esse tipo de conteúdo cria uma experiência negativa e prejudica a capacidade das pessoas de interagir de forma autêntica em suas comunidades, e procuramos impedir que as pessoas se utilizem de forma abusiva de nossas plataformas, produtos ou recursos para aumentar artificialmente a visualização ou distribuir conteúdo em massa para ganho comercial”.
A Meta também ressalta em nota que o usuário deve denunciar a conta ou perfil que estaria violando as regras da plataforma.
O jogo do tigre ou jogo do tigrinho é um cassino on-line que se tornou famoso nos últimos meses por prometer ganhos significativos em dinheiro. A ideia da plataforma é fazer com que o jogador consiga fazer a combinação de três figuras iguais na diagonal para ganhar um prêmio. Cada figura tem um valor.
Influenciadores têm divulgado o jogo e ensinam supostas “técnicas” para ganhar uma renda extra nele. Porém, de acordo com a Lei de Contravenções Penais do Brasil, a plataforma é considerada um jogo de azar em que o resultado depende da sorte, e a prática é considerada ilegal.
*Com informações de Metrópoles