A Rede Globo decidiu cancelar a transmissão nacional do 57º Festival de Parintins, há menos de um mês para o início das apresentações após não conseguir acordo com a emissora de TV detentora dos direitos de transmissão. A emissora emitiu um comunicado à imprensa nesta quinta-feira (13/06) anunciando que precisou recuar com os planos de exibição do evento.
A emissora carioca já havia iniciado as tratativas diretamente com o governo do Amazonas e em 2 de maio anunciou em caráter nacional que o festival folclórico da Ilha Tupinambarana teria transmissão nacional pelo canal por assinatura Multishow, pelo streaming Globoplay e pela Globo Internacional. Para o Norte, a transmissão seria integral pela afiliada Rede Amazônica.
Após o anúncio da Rede Globo, a TV A Crítica emitiu uma nota afirmando ter sido surpreendida com a notícia de que a emissora carioca transmitiria o festival, demonstrando descontentamento com a movimentação sem consulta prévia e por isso teria dificultado a negociação.
A emissora amazonense tem o contrato para transmitir o Festival de Parintins até o ano de 2025. A Rede Calderaro de Comunicação, da qual a TV A Crítica faz parte, afirmou que está há 36 anos ligada ao Festival de Parintins. Seja por meio de transmissões ao vivo ou por outras coberturas especiais. E acrescentou que ficou sabendo, por meio da imprensa, que os Bumbás assinaram com a Rede Globo.
Leia mais:
Festival de Parintins: produção e utilização de adereços regionais aquece economia criativa
Mega estrutura e serviços são montados para atender turistas durante Festival de Parintins
Em um Editorial ainda afirmou que, até àquela altura, a emissora jamais havia recebido qualquer sondagem ou contato por parte de qualquer empresa para negociação dos direitos de transmissão.
Em nota, a Globo diz que continuará presente na cobertura nacional do jornalismo.
Leia a nota da Rede Globo:
“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento. A Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento. A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”.
“A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica”.