As cirurgias eletivas que necessitam de transfusão de sangue podem ser suspensas no Amazonas devido à falta de kits sorológicos para a realização dos testes de triagem sorológica nas bolsas de sangue, segundo comunicado divulgado, nesta terça-feira (11/06), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para hospitais particulares e públicos do Estado.
O documento, assinado pela diretora-presidente do Hemoam, Mária do Perpétuo Socorro, informa que sem os kits sorológicos “impossibilita a liberação das bolsas”.
“Informamos que devido a não liberação das bolsas de sangue utilizaremos apenas o estoque atual, ao qual o reforçaremos solicitando o retorno das bolsas das Unidades que tenham um estoque excedente, restringindo-se inclusive a liberação de bolsas de sangue e hemocomponentes para constituir os mini-estoques em 29 (vinte e nove) hospitais de Manaus e 55 (cinquenta e cinco) do interior do Amazonas”, diz trecho do comunicado.
Leia mais
Com bois Caprichoso e Garantido, Hemoam lança campanha para incentivar a doação de sangue
Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado
O Hemoam pede, ainda, que as transfusões de sangue sejam feitas apenas em
casos de extrema necessidade “com maior controle da liberação de bolsas de sangue e
seus componentes”, finalizou.
Confira abaixo o documento;
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/06/OFICIO-CIRC-No-002_2024_CG_HEMOAM.pdf” attachment_id=”469598″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]