A atriz Ilva Niño, que deu vida à Mina, eterna confidente de Viúva Porcina, na novela “Roque Santeiro”, morreu aos 89 anos, nesta quarta-feira (12/06), no Rio de Janeiro. A atriz faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Ilva foi internada no dia 13 de maio no Hospital Quali, em Ipanema, no Rio, onde passou por uma cirurgia cardíaca. O corpo da atriz deve ser cremado nesta quinta-feira (13), mas ainda não há definição sobre o local.
Há dez anos, após gravar o remake de “Saramandaia” em 2013, Ilva deixou a TV Globo para cuidar da saúde no ano seguinte. A pernambucana teve câncer de intestino, e médicos relataram que a doença não tinha cura. Ela passou por duas cirurgias e a doença entrou em remissão.
Atualmente, a TV Globo reprisa duas novelas onde a atriz atuou. Ilva Ninõ fez mais de 30 novelas e várias participações em séries.
Ilva era casada com Luiz Mendonça e tiveram um filho, Luiz Carlos Niño, ambos já falecidos.
A atriz pode ser vista como Epifânia na novela das Empreguetes, que está sendo exibida na faixa Edição Especial nas tardes da Globo. Na trama, ela é a mãe de Socorro (Titina Medeiros) e Naldo (Fábio Lago).
Em ‘Alma Gêmea’, Ilva faz uma participação especial. Ela vive Almerinda, mulher que aparece em alguns capítulos no início da trama.
O seu grande sucesso foi em 1985, ao interpretar Mina, em Roque Santeiro.
Ilva Niño também atuou nas peças “O Berço do Herói” e em “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. Ela também trabalhou nas novelas da Globo “Verão Vermelho”, de 1969; “Bandeira 2”, de 1971; “A Patota”, de 1972; “Gabriela”, de 1975; “Pecado Capital”, de 1975 — quando viveu a mãe das personagens de Betty Faria e Elizangela —; “Sem Lenço, sem Documento”, de 1977, e “Feijão Maravilha”, de 1979. “Água Viva”,1980; “Partido Alto”, de 1984; “O Outro”, 1987; “Bebê a Bordo”, de 1988, e “Sexo dos Anjos”, de 1989.